SANTO AGOSTINHO
                                              Aurelius Augustinus, tornado
                                                Santo pela Igreja Católica
                                                e desde então conhecido
                                                como Santo Agostinho, nasceu
                                                em meados do século IV
                                                (354) e faleceu em 430, tendo
                                                vivido portanto 76 anos. Convertendo-se
                                                ao cristianismo numa idade adulta
                                                (32 anos), teve contudo mais
                                                de três décadas
                                                para tornar-se o primeiro grande
                                                formulador da doutrina cristã,
                                                tanto filosófica como
                                                teológica. Nessa elaboração
                                                doutrinária,  valeu-se
                                                amplamente  do método
                                                filosófico elaborado pelos
                                                gregos, inclusive apresentando
                                                diversos de seus textos  em
                                                forma de diálogo, seguindo
                                                a Platão. Popularizou
                                                a consigna de que era necessário
                                                compreender para crer e crer
                                                para compreender (Intellige
                                                ut credas, crede ut inteligas).
                                                Tornar-se-ia uma figura central
                                                nos debates, ocorridos na Época
                                                Moderna, de que resultaram a
                                                Reforma Protestante e outras
                                                manifestações de
                                                descontentamento com o Papado,
                                                a exemplo do jansenismo francês.
                                                
                                                Nasceu em Tagaste (hoje Souk-Ahrás)
                                                no território compreendido
                                                atualmente pela Argélia,
                                                no Norte da África, então
                                                uma possessão romana.
                                                Adquiriu uma grande cultura humanista
                                                e dedicou-se ao magistério.
                                                Naquela época, a cultura
                                                geral era transmitida pela disciplina
                                                chamada Retórica, que
                                                compreendia o aprendizado de
                                                línguas (grego e latim,
                                                basicamente) e o conhecimento
                                                das obras dos pensadores antigos
                                                já consagrados. Ensinou
                                                Retórica em Cartago, capital
                                                da província, e, posteriormente,
                                                em Roma. No século em
                                                que viveu Agostinho, havia cessado
                                                a perseguição aos
                                                cristãos, tendo Constantino
                                                (imperador de 312 a 337) liberado
                                                o culto, enquanto o Imperador
                                                Teodósio torna o cristianismo
                                                religião oficial e, em
                                                391, fecha os templos pagãos
                                                e interdita a sua prática.
                                                
                                                Na Itália, travou relações
                                                com Ambrósio, bispo de
                                                Milão, igualmente tornado
                                                santo. Converteu-se em sua estada
                                                na Itália e pretendeu
                                                criar ali uma comunidade mística
                                                mas, pela interveniência
                                                de Valério, bispo de Hispona
                                                (Argélia), regressa à província
                                                pátria. Torna-se vigário
                                                naquela cidade e, após
                                                a morte do protetor, viria a
                                                substituí-lo.
                                                Sua obra adquiriu grandes proporções,
                                                envolvendo mais de cem títulos.
                                                Nessa circunstância, dificilmente
                                                será alcançada
                                                uma classificação
                                                que reflita todas as nuanças.
                                                Contudo, com essa ressalva e
                                                excluindo-se as cartas e os sermões,
                                                poderia ser agrupada em três
                                                grandes blocos: obra filosófica;
                                                obra teológica e polêmicas.
                                                Estas duas últimas abrigam
                                                a maior quantidade de títulos
                                                (cerca de cinqüenta). A
                                                obra teológica, por sua
                                                vez, costuma ser subdividida
                                                em textos apologéticos,
                                                dogmáticos, de teologia
                                                moral e exegéticos. A
                                                obra filosófica (assim
                                                classificados os diálogos,
                                                embora envolvam problemas de
                                                ordem teológica, já que
                                                Santo Agostinho não se
                                                preocupava em separar os dois
                                                campos) compreende nove títulos,
                                                dos quais o mais famoso é,
                                                sem dúvida, O livre
                                                arbítrio. (Ver também Confissões,
                                                de Santo Agostinho e (O)
                                                Livre arbítrio, de
                                                Santo Agostinho) 
                                               
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