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                                              Dicionário das Obras
                                                        Básicas da  
                                                Cultura Ocidental  
                                                       
                                                      Antonio Paim 
                                                      Índice: a - b - c - d - e - f - g - h - i - j - k - l - m - n - o - p - q - r - s - t - u - v - x - w - z 
                                             
                                            
                                            
                                                
                                              STENDHAL 
                                               Stendhal
                                                era o pseudônimo de Henry
                                                Bayle, adotado quando já se
                                                tornara escritor relativamente
                                                conhecido. Nasceu em Grenoble,
                                                interior da França, em
                                                1783. Deste modo, tornou-se adulto
                                                em plena época napoleônica.
                                                Graças á proteção
                                                de um parente, pessoa influente
                                                na nova situação,
                                                aos 17 anos, em 1800, consegue
                                                um posto na Itália. Abandonando
                                                esse trabalho, ainda em 1801,
                                                obtém mais tarde novo
                                                emprego, graças ainda
                                                ao protetor. As comissões
                                                de que então seria incumbido
                                                leva-o a deslocar-se por diversos
                                                países, inclusive a Rússia.
                                                A queda de Napoleão, deixa-o
                                                mais ou menos ao desamparo. Estabelece-se
                                                na Itália, em Milão,
                                                por sete anos (1814/1821). 
            
  É nessa  última
  fase que produz a grande  parte de sua obra dedicada a temas italianos.
  Publica a História da pintura na Itália e relatos de
  viagens dedicados às cidades de Roma, Nápoles e Florença. 
                                                Regressa
                                                e permanece em Paris ao longo
                                                da década de vinte, sob
                                                os ultras, empenhados na restauração
                                                do Antigo Regime. Reconhecido
                                                como liberal, sua sorte altera-se
                                                substancialmente após
                                                a Revolução de
                                                1830. Consegue então postos
                                                diplomáticos que conserva
                                                até o fim da vida. Escreve
                                                muito na nova fase, ainda que
                                                as funções oficiais
                                                o impediam de publicar. 
    
  Em
  vida, logrou alcançar  escasso reconhecimento. Poucos dentre os
  escritores de renome na época manifestaram-se de modo favorável à sua
  obra. Contudo, não tardaria que viesse a consagrar-se como um dos expoentes
  da literatura ocidental. Da fase denominada de  “italiana”, continua
  merecendo grande acolhida a Vida de Rossini, biografia do renomado
  compositor. Seus grandes romances são O Vermelho e o Negro (1830)
  e A Cartuxa de Parma (1839). 
    
  Stendhal
  seria um grande amante, tendo experimentado, ao longo da vida, violentas paixões.
  Esta condição animou-o a escrever um livro teórico intitulado Do
  amor(1822). 
                                             
                                                       Faleceu
                                                em Paris, em 1842, aos 59 anos
                                                de idade. 
                                            
                                               O
                                                Vermelho e o Negro toma por
                                                base um fato real ocorrido em sua
                                                terra natal (Grenoble), onde tem
                                                lugar o processo de um seminarista
                                                (Berthet), condenado a morte em
                                                15 de dezembro de 1827. Preceptor
                                                junto a duas famílias, Berthet
                                                seduz a esposa do chefe de uma
                                                delas e a filha da outra. Para
                                                vingar-se da primeira, feriu-a
                                                com arma de fogo numa igreja. Tal
                                                como ocorre no romance de Stendhal.
                                                Com a diferença de que cria
                                                um personagem imorredouro no papel
                                                de Berthet, ao qual chamará de
                                                Julien Sorel. Além disto,
                                                valeu-se da circunstância
                                                para produzir um romance social
                                                e político, no qual procura
                                                firmar a superioridade da nova
                                                França, surgida da Revolução
                                                e da Época napoleônica,
                                                em relação ao Antigo
                                                Regime, que os ultras empenhavam-se
                                                em restaurar. O título da
                                                obra continua suscitando polêmica:
                                                o Vermelho simbolizaria o soldado,
                                                o exército napoleônico;
                                                e, o Negro, a Igreja que tão
                                                violentamente critica? (Ver também O
                                                  Vermelho e o Negro e A
                                                    Cartuxa de Parma)                                               
                                                
                                                
                                                
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