(A)
                                                    Sétima Carta,
                                                  Gorgias e República,
                                                  de Platão
                                                  
                                                A proposta de Platão para
                                                o ordenamento político
                                                da sociedade encontra-se no diálogo
                                                que se denominou República,
                                                onde formula o ideal de um Estado
                                                perfeito. Contudo, os estudiosos
                                                entendem que outros textos precisam
                                                ser considerados para a plena
                                                compreensão da posição
                                                doutrinária a que chegou.
                                                Nesse conjunto, costuma-se privilegiar
                                                as cartas nas quais relata suas
                                                sucessivas tentativas de influir
                                                nos destinos políticos
                                                de Siracusa, que era então
                                                a principal cidade da Sicília,
                                                exercendo inclusive uma espécie
                                                de hegemonia sobre toda a ilha.
                                                Desde o século VIII os
                                                gregos dispunham de entrepostos
                                                comerciais – e de colônias
                                                habitadas por gregos – em
                                                diversas partes da ilha. Nessa
                                                parte do mundo grego, a partir
                                                da metade final do século
                                                VI, floresceu a escola fundada
                                                por Pitágoras que, além
                                                de haver desenvolvido o conhecimento
                                                matemático, tornou-se
                                                uma seita esotérica que
                                                supunha estivesse o mundo escrito
                                                em linguagem matemática,
                                                idéia que Platão
                                                incorporou aos seus ensinamentos
                                                e viria a ter grande fortuna
                                                quando se deu, no Renascimento,
                                                o reencontro com a sua obra.
                                                
                                                Outros ensinamentos que Platão
                                                teria adquirido com aquela escola
                                                dizem respeito à imortalidade
                                                da alma e também a convicção
                                                de que haveria uma ordem harmoniosa
                                                no cosmos, abrangendo o homem.
                                                Haveria assim uma justiça
                                                providencial, exigente de que
                                                a sociedade seja governada por
                                                quem possa dela aperceber-se
                                                e praticá-la, isto é,
                                                um filósofo que seja tornado
                                                rei. A presença de Siracusa
                                                em sua obra prende-se à convicção
                                                de que ali havia encontrado quem
                                                daria cabo da incumbência.
                                                
                                                Platão foi a Sicília,
                                                pela primeira vez, em 387, durante
                                                o reinado de Dionísio,
                                                o velho. Ainda que a vida fosse
                                                ali considerada feliz, diz expressamente
                                                que “não me agradou
                                                em absoluto”. E explica
                                                a repulsa, desde que era “passada
                                                em festins o dia todo, à maneira
                                                itálica ou siciliana,
                                                em que a gente se empanturrava
                                                de comida, duas vezes ao dia,
                                                e só dorme acompanhada...”   Acredita
                                                que estados assim estariam condenados
                                                a experimentar sem resultados
                                                os regimes existentes (tirania,
                                                oligarquia ou democracia). Conheceu
                                                entretanto Dião, irmão
                                                de uma das mulheres do tirano
                                                e que o compreendeu melhor  “do
                                                que todos os jovens com quem
                                                então havia convivido”.
                                                Depois da morte de Dionísio,
                                                o velho (367), Dião convenceu
                                                ao jovem Dionísio, que
                                                assumiu o trono, a convidar Platão,
                                                o que viria a ocorrer sem resultado.
                                                Dionísio expulsa Dião
                                                de Siracusa mas consegue atrair
                                                Platão uma terceira vez.
                                                Finalmente, Dião toma
                                                o poder em Siracusa, com o apoio
                                                dos gregos, mas é morto
                                                (3454). Platão ainda procura
                                                influir na política da
                                                ilha, dirigindo conselhos aos
                                                amigos de Dião. Das treze
                                                cartas de Platão que nos
                                                restaram, sete referem-se às
                                                suas intervenções
                                                na política de Siracusa.
                                                Uma delas tem sido muito divulgada
                                                com o título de A
                                                sétima carta. Nesta,
                                                de certa forma resume aqueles
                                                contatos mas a divulgação
                                                deve-se, sobretudo, a que contém
                                                a maneira como Platão
                                                entende o processo do conhecimento.
                                                
                                                De início, Platão
                                                refere a história política
                                                de Atenas e expressa a seguinte
                                                conclusão: “...
                                                as cidades de nosso tempo são
                                                mal governadas por ser quase
                                                incurável sua legislação,
                                                a menos que se tomassem medidas
                                                enérgicas e as circunstâncias
                                                se modificassem para melhor.
                                                Daí ter sido levado a
                                                fazer o elogio da verdadeira
                                                filosofia com proclamar que é por
                                                meio dela que se pode reconhecer
                                                as diferentes formas de justiça
                                                política ou individual.
                                                Não cessarão os
                                                males para o gênero humano
                                                antes de alcançar o poder
                                                a raça dos verdadeiros
                                                e autênticos filósofos,
                                                ou de começarem seriamente
                                                a filosofar, por algum favor
                                                divino, os dirigentes das cidades”. 
                                                
                                                Numa das cartas dirigidas aos
                                                amigos de Dião, Platão
                                                expressa desse modo as razões
                                                de sua insistência: “não
                                                tinha senão que persuadir
                                                suficientemente um único
                                                homem e tudo estaria resolvido”.
                                                
  Gorgias tem o subtítulo indicativo de que se trataria da retórica.
  Esta não diria respeito apenas à capacidade argumentativa, refinada
  arte cultivada pelos sofistas, isto é, pelos professores que a tal mister
  se dedicavam, entre estes o próprio Sócrates. Mais que isto,
  a retórica é  considerada como instrumento de poder porquanto
  numa democracia, como se dava em Atenas, o domínio da palavra e da persuasão
  era decisivo para impor determinada política. Por essa via chega-se à moral,
  ao justo e ao injusto.
  
                                                Na discussão, Sócrates
                                                enfrenta sucessivamente a Gorgias,
                                                Polo e Calicles, que diz serem “os
                                                mais sábios entre os gregos
                                                da atualidade”. Não
                                                obstante, consideram-se derrotados
                                                e retiram-se da cena, um em seguida
                                                ao outro. Gorgias sustenta que
                                                o conhecimento do justo e do
                                                injusto é alheio ao ensino
                                                e ao exercício da retórica.
                                                Polo pretendia que o poder, à margem
                                                da justiça, oferece maior
                                                segurança. Calicles, por
                                                fim, expõe a tese de que
                                                a ambição individual
                                                pode saciar-se no poder sem preocupar-se
                                                com a injustiça. Sócrates
                                                irá defender a tese de
                                                que a justiça é o
                                                objetivo da política,
                                                que somente o justo pode ser
                                                feliz e que é melhor sofrer
                                                a injustiça que cometê-la,
                                                embora saiba que as afirmativas
                                                dos seus interlocutores correspondem à posição
                                                geralmente aceita. Por isto critica
                                                diretamente a política
                                                pragmática da cidade,
                                                sem poupar aos governantes mais
                                                ilustres, como Temístocles
                                                e Péricles, evidenciando
                                                a incompatibilidade entre o exercício
                                                do poder em bases morais, e a
                                                ordem democrática. Sócrates
                                                chega mesmo a proclamar-se como
                                                o único político
                                                autêntico.
                                                
                                                Em que pese o significado tanto
                                                das cartas como do diálogo
                                                precedente, seria na República onde
                                                Platão formula claramente
                                                aquilo a que corresponderia o
                                                primeiro modelo de sociedade
                                                fechada, governada de forma não
                                                apenas autoritária mas
                                                verdadeiramente totalitária.(1)
                                                
                                                Na discussão, Sócrates
                                                continua como o personagem principal,
                                                embora se trate evidentemente
                                                de uma nova fase dos diálogos,
                                                aquela em que Platão formula
                                                doutrinas conclusivas. O tema
                                                consiste no regime político
                                                ideal, ou melhor, qual a melhor
                                                maneira de organizar a vida em
                                                sociedade.
                                                
                                                O verdadeiro tema do diálogo
                                                somente aflora quando bem adiantado
                                                o Livro II e, mesmo assim, será  sucessivamente
                                                entremeado de múltiplas
                                                derivações e observações
                                                paralelas, nos Livros subseqüentes.
                                                Cuida-se primeiro de indicar
                                                o que seria uma cidade, a começar
                                                das necessidades relacionadas à sobrevivência
                                                material (alimentação,
                                                moradia e vestuário).
                                                Desdobrando-se as formas de atendimento
                                                a essas necessidades, chega-se
                                                ao aglomerado que a constitui.
                                                A premissa geral é a de
                                                que cada um exerça a função
                                                para a qual está habilitado.
                                                A defesa exige uma classe especial
                                                que descreverá minuciosamente.
                                                Deverá ser sustentada
                                                pelos cidadãos, eximindo-se
                                                de qualquer outro trabalho senão
                                                o preparo para o fim a que está destinada.
                                                Esse grupo social, numa sociedade
                                                ideal, deveria viver num regime
                                                tipicamente comunista, nada tendo
                                                de próprio.
                                                
                                                O espírito que preside à  elaboração
                                                aparece plenamente na recomendação
                                                de que, sendo imprescindível
                                                dispor de um sistema educacional,
                                                os responsáveis pela cidade
                                                se esforçarão no
                                                sentido de que nada nessa matéria
                                                seja alterado sem o seu consentimento.
                                                As novidades são todas
                                                discriminadas. O projeto de Platão
                                                consiste primeiro em estabelecer
                                                o regime ideal, e, alcançado
                                                este, impedir qualquer mudança.
                                                E assim os sucessivos segmentos
                                                dessa sociedade, no regime perfeito,
                                                seriam submetidos a uma verdadeira
                                                operação de enquadramento.
                                                
                                                Platão acreditava francamente
                                                na eficácia de uma ditadura
                                                dos sábios e esforçou-se
                                                não apenas em concebê-la
                                                idealmente mas sobretudo buscou
                                                a oportunidade de estabelecê-la
                                                em lugar da democracia ateniense.
                                                (Ver também PLATÃO).
                                              
                                                
                                                  
                                                    (1) É o
                                                    tema do texto clássico
                                                    de Karl Popper (
A sociedade
                                                    aberta e seus inimigos). 
 
                                                 
                                               
                                               
                                               
                                               
                                               
                                               
                                               
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