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                                              Dicionário das Obras
                                                        Básicas da  
                                                Cultura Ocidental  
                                                       
                                                      Antonio Paim 
                                                      Índice: a - b - c - d - e - f - g - h - i - j - k - l - m - n - o - p - q - r - s - t - u - v - x - w - z 
                                             
                                            
                                            
                                                
                                              (Os)
                                                    Sete contra Tebas e Oréstia,
                                                    de Ésquilo 
                                                   
                                                Trata-se   de duas trilogias
                                                sendo que a primeira (Os
                                                sete contra Tebas) era a última
                                                e a única que se preservou
                                                integralmente. A primeira peça
                                                intitulava-se Laos e,
                                                a segunda, Édipo,
                                                cujo enredo veio a ser reconstituído
                                                a partir apenas de fragmentos,
                                                não permitindo, portanto,
                                                encenação. A segunda
                                                trilogia, inteiramente preservada
                                                (Oréstia) compreende
                                                estas peças: Agamenon;
                                                Os Coéforos (portadores
                                                de oferendas aos mortos) e Os Eumênides (espírito
                                                dos mortos). Ambas as trilogias
                                                estão dedicadas às
                                                duas famílias malditas
                                                (Labdicidas e Atridas), constantes
                                                da mitologia grega, cuja saga
                                                incendiou a imaginação
                                                dos grandes dramaturgos. 
                                                 
                                                A lenda da família Labdicida
                                                foi grandemente popularizada
                                                no Ocidente pela presença
                                                de Édipo, sobretudo no
                                                século XX, personagem
                                                que foi adotado pela psicanálise
                                                como uma espécie de arquétipo
                                                do problema sexual masculino
                                                no seio da família. 
                                                 
                                                Resumidamente, a lenda é a
                                                seguinte: Laos, que devia herdar
                                                o trono de Tebas, envolve-se
                                                numa relação amorosa
                                                com um rapaz, desaprovada pela
                                                divindade, que o amaldiçoa.
                                                Como punição ao
                                                suicídio do rapaz, os
                                                deuses mandam para Tebas uma
                                                Esfinge que matava a quem não
                                                desvendasse o enigma que propunha.
                                                Era parte da maldição
                                                que Laos, tornado rei e casando-se
                                                com Jocasta, não tivesse
                                                filhos. Como violou a proibição,
                                                gerando a Édipo, foi advertido
                                                por um oráculo de que
                                                seria morto pelo filho e que
                                                este desposaria a mãe.
                                                Temeroso do desfecho, abandona
                                                a criança numa montanha,
                                                de onde viria a ser recolhida
                                                e criada pelo rei de Corinto.
                                                Adulto, Édipo dirige-se
                                                a Delfos(1) para
                                                desvendar o mistério do
                                                seu nascimento. Sabedor de seu
                                                destino e evitando regressar
                                                a Corinto, onde se achava quem
                                                supunha fosse seu pai, no caminho
                                                disputa com uma pessoa e o mata.
                                                Era Laos. Nas portas de Tebas,
                                                decifra o enigma da Esfinge,
                                                livrando a cidade dos males que
                                                vinha acarretando. Em recompensa,
                                                os tebanos o escolhem rei e casa
                                                com a viúva de Laos, Jocasta,
                                                sua própria mãe.
                                                Do matrimônio nascem dois
                                                filhos (Eteocle e Polinice) e
                                                duas filhas (Antígona
                                                e Ismênia). A descoberta
                                                de Édipo de seu parricido
                                                e incesto leva-o a cegar-se.
                                                Banido de Tebas, leva uma vida
                                                errante, guiado por Antígona
                                                e morre em Colônia, nas
                                                proximidades de Atenas. Jocasta
                                                enforca-se. O assédio
                                                de Tebas, que é o objeto
                                                da peça que nos chegou íntegra, é parte
                                                da maldição. Os
                                                filhos de Édipo disputam
                                                entre si e morrem. 
                                                 
                                                Os três grandes dramaturgos
                                                gregos que chegaram até nós
                                                exploraram essa lenda. Contudo,
                                                como não tivemos acesso
                                                ao conjunto de sua obra, para
                                                o Ocidente Sófocles é que
                                                teria explorado amplamente a
                                                situação descrita, à vista
                                                de suas peças que se preservaram
                                                na íntegra. 
                                                 
                                                A outra família maldita,
                                                os Astridas, é o tema
                                                da Oréstia. Os
                                                dois mais importantes representantes
                                                dessa família são
                                                Agamenon e Menelau, filhos de
                                                Atré. A maldição
                                                começa com este último
                                                e expressa-se no ódio
                                                que devota ao irmão (Tieste). 
                                                 
                                                Agamenon, filho de Atré e
                                                irmão de Menelau, rei
                                                lendário de Mecenas e
                                                Argos, assume o comando das tropas
                                                gregas que devem atacar a Tróia.
                                                A guerra de Tróia, a que
                                                está dedicado o poema épico
                                                de Homero, fora motivada pelo
                                                fato de que Páris seduzira
                                                e roubara a mulher de Menelau
                                                (Helena) levando-a para aquela
                                                cidade. O comando da expedição
                                                fica com Agamenon, irmão
                                                do ofendido. Devendo cruzar o
                                                mar para chegar a Tróia.
                                                Agamenon defronta-se com os ventos
                                                contrários que impedem
                                                o deslocamento dos navios. A
                                                conselho do divino Cachás,
                                                sacrifica a filha Ifigênia,
                                                a fim de apaziguar a divindade
                                                que o estava impedindo de mover-se
                                                (Artemis). Em seu retorno de
                                                Tróia seria assassinado
                                                pela mulher (Clitmenestra), com
                                                a ajuda do amante (Egisto), supostamente
                                                para vingar a filha e preservar
                                                o amante. O casal tinha ainda
                                                dois outros filhos: Orestes e
                                                Electra. Para vingar o pai, Orestes
                                                mata a mãe, desencadeando
                                                ferozes manifestações
                                                dos deuses. 
                                                 
                                                Além de Oréstia,
                                                de Ésquilo, entre os dramas
                                                sobreviventes de Sócrates
                                                existe aquele dedicado a Electra.
                                                Contudo, esta lenda seria explorada
                                                mais amplamente por Eurípedes,
                                                naturalmente considerando o que
                                                se preservou. 
                                                 
                                                A primeira peça (Agamenon)
                                                tem por objeto a morte do herói.
                                                Intervêm Clitmenestra (esposa),
                                                Egisto (amante) e Cassandra.
                                                Esta, filha do último
                                                rei de Tróia (Priamo)
                                                recebera o dom de prever o futuro,
                                                que recusou. Ao fazê-lo,
                                                foi castigada deste modo: continuava
                                                prevendo o que iria acontecer
                                                mas ninguém nela acreditaria. 
                                                 
                                                Considera-se que a inovação,
                                                introduzida por  Ésquilo,
                                                consiste em destacar o remorso
                                                de Clitmenestra (Os Coéforas).
                                                Na tradição lendária
                                                discutia-se sobretudo se pretendera
                                                vingar a filha ou preservar o
                                                amante. A peça descreve
                                                a vingança de Orestes
                                                (morte da mãe) e a perseguição
                                                que lhe movem os Erinies (deuses
                                                da vingança). Os Eumênides trata
                                                do julgamento de Orestes. Os
                                                estudiosos costumam assinalar
                                                que a singularidade dada por Ésquilo
                                                ao tratamento do tema consiste
                                                em haver introduzido a presença
                                                dos juízes da cidade (Aerópago).
                                                Na lenda, este era um assunto
                                                adstrito exclusivamente aos deuses.
                                                (Ver também ÉSQUILO e SÓFOCLES). 
                                              
                                                
                                                  
                                                    (1) Delfos
                                                    era um grande centro religioso
                                                    na Grécia Antiga,
                                                    onde existia o tempo de Apolo,
                                                    sede de importantes festejos.
                                                    Os oráculos de Delphos,
                                                    que falavam pela boca de
                                                    uma pitonisa (sacerdotisa),
                                                    gozavam de enorme audiência.   
                                                 
                                               
                                                
                                                
                                                
                                                
                                                
                                                
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